A batata-doce é uma tendência fit da última década e que de repente veio substituir a tradicional batata, embora não se tratem de tubérculos da mesma família. Existem diferenças em relação às duas, e a maior é o sabor. Porque no resto, como podem ver na imagem abaixo, elas são bastante semelhantes de acordo com a informação da USDA (dados nutricionais para o alimento em cru). Destaca-se apenas um maior teor de fibra na batata-doce, mas que mesmo sendo grande em termos relativos, em valor absoluto não tem grande expressão. Cerca de 5% da DDR para 100 g. A variedade laranja da batata-doce tem mais vitamina A, mas a branca tem mais potássio e vitamina C.
Uma outra questão muitas vezes apontada é a diferença relativa ao Índice Glicémico. O que na verdade não é tão linear assim pois depende do método de confecção. Entre a batata-doce e normal assadas, a diferença é inexistente (82 vs 85). Apenas no caso da cozedura se verificam diferenças substâncias, apresentando a batata-doce um IG ~40% inferior. Diferença que resulta da temperatura e humidade na confecção. Na verdade, o IG é um indicador muito sobrevalorizado e que descontextualiza o alimento da refeição. Não é comum comer nenhum destes tipos de batata por isolado. E a adição de uma fonte proteica, fibra ou gordura vai reduzir o IG diluindo qualquer diferença de uma forma não proporcional ao IG do hidrato de carbono por si.
Um pouco contra o senso comum é um facto da batata normal ser um dos alimentos com mais elevado índice de saciedade, embora não tenha sido comparada à batata-doce nesse aspecto. Resultado da sua baixa densidade calórica relativamente a outras fontes de hidratos de carbono equiparáveis (arroz, massas, etc. Para um mesmo total de hidratos de carbono, o volume de batata a ingerir é superior. E neste aspecto a batata-doce será em tudo idêntica.
Portanto, a verdade é que se dissecarmos estes dois alimentos às suas características básicas não encontramos diferenças substanciais. São duas opções perfeitamente viáveis e nutricionalmente equiparáveis, cuja escolha passa essencialmente pela preferência individual.
Comments